A
tecnologia é aliada de uma educação de qualidade e o professor é o condutor
para essa dinâmica de sucesso
O
uso das tecnologias em sala de aula
depende essencialmente do envolvimento dos professores para dar certo.
Isso
é percebido a partir da atividade realizada pela professora Adriana Neves da
Silva, disciplina de Ciências, com seus alunos das turmas de 9º ano (900, 901,
902 e 903).
Primeiramente
a professora dividiu a turma em grupos e passou a tarefa que tinha como ponto
final a produção de um jogo digital voltando-se para o tema:
“Os
malefícios causados aos seres humanos pelo uso de drogas lícitas e ilícitas”.
Em
seguida, levou-os para o Laboratório de Tecnologia Educacional a fim de
mostrá-los na prática todo o caminho que deveriam percorrer para a realização
da proposta de atividade que somou pontos ao final do trimestre.
Veja
os links que foram passados para os alunos.
1 - Software livre para criação de jogos digitais:
Permite criar o jogo em praticamente qualquer
plataforma. Quer seja no desktop ou em dispositivos móveis.
001 autoriza qualquer pessoa com uma ideia a criar um
grande jogo sem precisar de muita experiência no assunto.
2 - Indicação de um vídeo tutorial disponível no You Tube para estudo e
análise em casa.
Como
criar Jogos | #01 | 001 GameCreator
Todo
o estudo por parte dos grupos de alunos a respeito da criação de jogos no software engine001 foi feito em casa e
conforme o surgimento de dúvidas eram esclarecidas pela professora.
Por
fim, produziram trabalhos muito bons usando os aplicativos:
- KODU
- Scratch
- Engine001
Parabéns,
professora, pelo seu trabalho em sala de aula envolvendo as tecnologias. Todo
esse envolvimento e entusiamo dos alunos na realização da proposta de atividade
mostrou como é importante mostrá-los esse caminho para a produção da
aprendizagem a partir de uma dinâmica que é tão “curtida” pela maioria deles:
jogos digitais.
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